21 canções são selecionadas para a próxima etapa do Festival Patos & Viola

As 21 melhores canções inscritas na 3° edição do Festival Patos & Viola foram selecionadas no primeiro processo avaliativo, que aconteceu entre os dias 26 de abril e cinco de maio. Agora, sete representantes de cada categoria se preparam para a próxima fase de avaliações.
O Festival nasceu em 2015 com o objetivo de ressaltar a música sertaneja que engrandece a Festa Nacional do Milho há 59 anos. Desde então, tem ganhado espaço na região. Em 2016 foram mais de 170 inscritos. Neste ano, as expectativas foram superadas e mais de 200 concorrentes de vários cantos do país entraram na competição.
Homens e mulheres de diferentes faixas etárias, dos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo marcaram presença nas edições anteriores. E pela primeira vez, Mato Grosso e Santa Catarina também estrearam no concurso patense.

Nesta primeira etapa, os competidores, iniciantes e veteranos, foram avaliados por um juri composto por profissionais do meio artístico, de notório conhecimento musical para avaliação técnica dos quesitos cobrados pelo Festival.

O coordenador do projeto, João Otávio Coelho, ressaltou o envolvimento e a confiança dos artistas em relação ao evento: “A pré-seleção foi muito rica. Primeiro pelo número de inscrições que superou os outros anos. Depois, pela qualidade. A cada dia os artistas de Patos de Minas e de todo Brasil vem se aperfeiçoando para participar do Festival, o que aumenta a qualidade e o nível das canções.

Ele ressaltou ainda o fato das inscrições oriundas de muitos estados. “Ter gente vindo de longe para participar do Patos & Viola é uma alegria. Pensar que um projeto que começou a pouco tempo, de uma forma muito simples e já abrangeu nove estados é uma imensa satisfação”.
Para concorrer, as canções obrigatoriamente precisavam ser inéditas e originais, com temática livre, e se encaixar nas categorias Caipira, Sertanejo ou Instrumental. Após julgamento nos quesitos: letra, melodia, andamento rítmico, harmonia, afinação e interpretação, os sete representantes de cada categoria foram selecionados. Confira:

CATEGORIA CAIPIRA



A Verdade Seja Dita (Trio Revelação de Minas): Patos de Minas – MG
A Viola é o Mastro (Karoline & Pâmela Viola): Poxoréu – MT
Casa de Poeta (João Paulo & André): Patos de Minas – MG
Espelho do Mundo (Zé Tropeiro e Villar): Patos de Minas – MG
Orgulho de um Capira (Priscilla & Geisa Helena): Uberlândia – MG
Rainha de Dez Cordas (Wisley & Douglas): Araxá
Viola Irmã (Léo Dias & Caetano): Patos de Minas – MG


CATEGORIA INSTRUMENTAL



Água Seca (Duo 14 Cordas): Patos de Minas – MG
Enche Pista (Garotos de Patos): Patos de Minas – MG
Guiacá (Bruno & Felipe): Uberlândia – MG
Nevoeiro (Duo Prosa Afinada): Contagem – MG
Pagode em Minas (Claudinei Viola): Patos de Minas – MG
Revoada Silenciosa (Raphael Vital): Três Lagoas – MG
Serena (Geo Viola): Patos de Minas – MG



CATEGORIA SERTANEJO



Amor de Sertanejo (Banda Comser-tão): Arinos – MG
Amor de Vagabundo (Andrey Gonçalves): Presidente Olegário – MG
Machuca (Nice Figueiredo): Patos de Minas – MG
Mãe Natureza (Rio Preto & Riachinho): Unaí – MG
O Adeus do Boêmio (Zé Beraba e Palhinha): – Patos de Minas – MG
Provas de Amor (Marcos Mavy): Patos de Minas – MG
Súdito da Realeza (Valmir Fidelis): Patos de Minas - MG


A próxima fase da competição será realizada no dia 21 de maio, a partir das 16h, na Fazendinha Cultural Adão Marins, no Parque de Exposições. As entradas serão gratuitas e 15 artistas serão selecionados para a última etapa do Festival.

Para enaltecer as tradições e animar ainda mais os corações sertanejos, a Folia de Reis do Bairro Vila Garcia e a Orquestra São Gonçalo de Música Sertaneja de Patos de Minas se apresentam no evento.

Outras Notícias

Artistas renomados animam segundo final de semana de Fenamilho

O segundo fim de semana de Fenamilho 2017 começou a todo vapor com os shows de Simone & Simaria, Wesley Safadão e Lud...

Abertura do Rodeio e show de Marília Mendonça agitam Parque de Exposições

A maior festa de Minas recebeu grande público nessa quinta-feira, 25, que trazia na programação, como principais atra...

Aniversário da cidade tem portões abertos na Fenamilho 2017

Após uma manhã especial de desfiles e um dia cheio de atrações em comemoração ao aniversário da cidade, patenses e vi...

Jads & Jadson e Henrique & Juliano animam público em véspera de feriado

Na véspera do feriado, milhares de pessoas compareceram ao Parque de Exposições para prestigiar duas das duplas mais ...

Programação de domingo diverte público na Fenamilho

Os portões do Parque de Exposições de Patos de Minas estavam abertos para patenses e visitantes nesse domingo, 21. O ...