21 canções são selecionadas para a próxima etapa do Festival Patos & Viola

As 21 melhores canções inscritas na 3° edição do Festival Patos & Viola foram selecionadas no primeiro processo avaliativo, que aconteceu entre os dias 26 de abril e cinco de maio. Agora, sete representantes de cada categoria se preparam para a próxima fase de avaliações.
O Festival nasceu em 2015 com o objetivo de ressaltar a música sertaneja que engrandece a Festa Nacional do Milho há 59 anos. Desde então, tem ganhado espaço na região. Em 2016 foram mais de 170 inscritos. Neste ano, as expectativas foram superadas e mais de 200 concorrentes de vários cantos do país entraram na competição.
Homens e mulheres de diferentes faixas etárias, dos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo marcaram presença nas edições anteriores. E pela primeira vez, Mato Grosso e Santa Catarina também estrearam no concurso patense.

Nesta primeira etapa, os competidores, iniciantes e veteranos, foram avaliados por um juri composto por profissionais do meio artístico, de notório conhecimento musical para avaliação técnica dos quesitos cobrados pelo Festival.

O coordenador do projeto, João Otávio Coelho, ressaltou o envolvimento e a confiança dos artistas em relação ao evento: “A pré-seleção foi muito rica. Primeiro pelo número de inscrições que superou os outros anos. Depois, pela qualidade. A cada dia os artistas de Patos de Minas e de todo Brasil vem se aperfeiçoando para participar do Festival, o que aumenta a qualidade e o nível das canções.

Ele ressaltou ainda o fato das inscrições oriundas de muitos estados. “Ter gente vindo de longe para participar do Patos & Viola é uma alegria. Pensar que um projeto que começou a pouco tempo, de uma forma muito simples e já abrangeu nove estados é uma imensa satisfação”.
Para concorrer, as canções obrigatoriamente precisavam ser inéditas e originais, com temática livre, e se encaixar nas categorias Caipira, Sertanejo ou Instrumental. Após julgamento nos quesitos: letra, melodia, andamento rítmico, harmonia, afinação e interpretação, os sete representantes de cada categoria foram selecionados. Confira:

CATEGORIA CAIPIRA



A Verdade Seja Dita (Trio Revelação de Minas): Patos de Minas – MG
A Viola é o Mastro (Karoline & Pâmela Viola): Poxoréu – MT
Casa de Poeta (João Paulo & André): Patos de Minas – MG
Espelho do Mundo (Zé Tropeiro e Villar): Patos de Minas – MG
Orgulho de um Capira (Priscilla & Geisa Helena): Uberlândia – MG
Rainha de Dez Cordas (Wisley & Douglas): Araxá
Viola Irmã (Léo Dias & Caetano): Patos de Minas – MG


CATEGORIA INSTRUMENTAL



Água Seca (Duo 14 Cordas): Patos de Minas – MG
Enche Pista (Garotos de Patos): Patos de Minas – MG
Guiacá (Bruno & Felipe): Uberlândia – MG
Nevoeiro (Duo Prosa Afinada): Contagem – MG
Pagode em Minas (Claudinei Viola): Patos de Minas – MG
Revoada Silenciosa (Raphael Vital): Três Lagoas – MG
Serena (Geo Viola): Patos de Minas – MG



CATEGORIA SERTANEJO



Amor de Sertanejo (Banda Comser-tão): Arinos – MG
Amor de Vagabundo (Andrey Gonçalves): Presidente Olegário – MG
Machuca (Nice Figueiredo): Patos de Minas – MG
Mãe Natureza (Rio Preto & Riachinho): Unaí – MG
O Adeus do Boêmio (Zé Beraba e Palhinha): – Patos de Minas – MG
Provas de Amor (Marcos Mavy): Patos de Minas – MG
Súdito da Realeza (Valmir Fidelis): Patos de Minas - MG


A próxima fase da competição será realizada no dia 21 de maio, a partir das 16h, na Fazendinha Cultural Adão Marins, no Parque de Exposições. As entradas serão gratuitas e 15 artistas serão selecionados para a última etapa do Festival.

Para enaltecer as tradições e animar ainda mais os corações sertanejos, a Folia de Reis do Bairro Vila Garcia e a Orquestra São Gonçalo de Música Sertaneja de Patos de Minas se apresentam no evento.

Outras Notícias

Artistas renomados animam segundo final de semana de Fenamilho

O segundo fim de semana de Fenamilho 2017 começou a todo vapor com os shows de Simone & Simaria, Wesley Safadão e Lud...

Abertura do Rodeio e show de Marília Mendonça agitam Parque de Exposições

A maior festa de Minas recebeu grande público nessa quinta-feira, 25, que trazia na programação, como principais atra...